Grupo Porto da Barra

Grupo de Capoeira Porto da Barra


O Grupo de Capoeira Porto da Barra (GCPB), criado em 1994 pelo Mestre Cabeludo, segue a linha da Capoeira Regional Tradicional, buscando seguir os fundamentos desta arte-luta e os ensinamentos de seu criador, Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado). 

O Grupo é reconhecido internacionalmente pela sua força e importância para a perpetuação desta tradicional expressão cultural. Ele segue os ensinamentos do Mestre Bimba e de seu discípulo Mestre Vermelho 27, possuindo metodologia de ensino própria.


Apresentação para o Travel Channel na Bahia - 2011
Com a missão de preservar os elementos históricos, culturais e os rituais existentes na capoeira regional, o Porto da Barra perpetua esta tradicional expressão cultural e os métodos de ensino do Mestre Bimba, como a “seqüência”, a "cintura desprezada"  ("balões cinturados”), as quadras e corridos, os toques de berimbau, a formatura e os instrumentos por ele utilizados, um berimbau e dois pandeiros.
O Porto da Barra vem difundindo a cultura brasileira e a arte da capoeira regional nos quatro cantos do mundo, promovendo lazer, ampliação cultural, saúde e oportunidades de desenvolvimento pessoal e social. Diversos jovens e adultos capacitadas pelo Grupo passaram a ter esta arte brasileira como profissão e meio de desenvolvimento socioeconômico.


Apresentação para Discovery Channel - Bahia - 2012
Assim, o Porto da Barra vem crescendo, espalhando-se por diversas cidades do Brasil e do mundo. No Brasil, o Grupo de Capoeira Porto da Barra está presente em diversos municípios da Bahia, como Salvador; Aurelino Leal; Ubaitaba; Palmeiras (‘Vale do Capão e Conceição dos Gatos- BA), Seabra (Lagoa da Boa Vista); Andaraí (Igatu), Irará, Simões Filho, Mata de São João (Imbassay, Areal, Diogo e Barro Branco) e nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O Porto da Barra também difunde a autentica capoeira regional em países como Espanha, Portugal, Canadá, Argentina, Itália, Austrália, Estados Unidos, Bélgica, Suécia, Porto Rico, França, Inglaterra, Bolívia, Singapura, Angola e Peru. São cerca de cinco mil pessoas que carregam a bandeira e a filosofia do Porto da Barra ao redor do mundo.




Show Folclórico do GCPB - 2010
O Grupo é composto por mulheres, homens e crianças de diversas nacionalidades, classes sociais, credos e cores. Constituímos assim uma grande e miscigenada família. Venha fazer parte desta comunidade!  










Sistema de Graduações






Mestre Cabeludo


Antonio Sergio Pinho Freire de Carvalho nasceu no dia 18 de outubro de 1968, na capital do Estado da Bahia, Salvador. Sua inserção no mundo da capoeira se deu cedo, através de seu pai que foi aluno do lendário Mestre Bimba (1899-1974), criador da capoeira regional. 



Antonio Sergio cresceu no bairro denominado na época como Roça do Lobo, hoje o atual bairro dos Barris, local tradicional para a prática da capoeira e da “vadiação”. Com 17 anos, ele entrou para a Associação de Capoeira Mestre Bimba, academia fundada pelo criador da capoeira regional, localizada no Centro Histórico. Nesta tradicional academia de Salvador, Antonio Sergio teve como seus tutores o Mestre Vermelho 27 (José Carlos Andrade Bittencourt), que havia sido aluno do Mestre Bimba e o Mestre Bamba (Rubens Costa Silva), atual presidente da Associação de Capoeira Mestre Bimba.  Ele se desenvolveu com facilidade e rapidez na arte da capoeira, sendo conhecido por sua valentia. Aos 19 anos já comandava rodas de rua pela cidade de Salvador. Por ter muito pelo no corpo, Antonio Sergio foi batizado na capoeira como Cabeludo, nome pelo qual é hoje reconhecido mundialmente dentro e fora das rodas de capoeira.

Ainda como professor de capoeira, Cabeludo deixou a Associação de Capoeira Mestre Bimba no dia 17 de maio de 1994. Depois disto, fundou o Grupo de Capoeira Regional Porto da Barra, com o objetivo de preservar e propagar os fundamentos e tradições da capoeira regional criada pelo Mestre Bimba.

Mestre Cabeludo começou a trabalhar ainda bem jovem e trabalhou com diferentes atividades. Vendeu mercadorias em feira, vendeu leite, trabalhou como office boy e foi por alguns anos salva-vidas na cidade de Salvador, fazendo parte do SalvaMar. 


Ele sempre foi um amante dos esportes e das lutas marciais.  Mestre Cabeludo pratica surf, ciclismo, mergulho, sandboard. Já praticou também box, jiu-jitsu e o surf de longboard. Amante da natureza, Mestre Cabeludo gosta de fazer caminhadas e trekking. Já percorreu longas distâncias caminhando, como a percurso Mangue Seco – Salvador e fez três vezes o percurso Salvador – Aracaju - Morro de São Paulo – Bom Despacho. De bicicleta, o mestre percorreu a distancia Salvador – Capão (Palmeiras), na Chapada Diamantina e o famoso e mítico Caminho de Santiago, na Espanha. No entanto para o Mestre Cabeludo a capoeira é o mais completo dos esportes! Ele acredita que esta é esporte, cultura, música e dança, mas que acima de tudo que a capoeira é luta, criada pelos escravizados como forma de resistência e libertação. 

O Mestre Cabeludo demonstra sempre preocupação com questões sociais e ambientais. Ele busca fomentar o respeito à natureza, à diferença e à igualdade. Juntamente com os integrantes do Grupo Porto da Barra, ele promove com freqüência ações de sensibilização ambiental e campanhas para ajudar as camadas menos favorecidas da sociedade. Com este intuito, o Mestre criou o Projeto Crianças Cabeludas.

Hoje o Mestre Cabeludo é reconhecido e respeitado como mestre de capoeira em todo o mundo. É o fundador e presidente do Grupo de Capoeira Porto da Barra, cuja sede é uma tradicional academia localizada no bairro onde passou sua infância, o bairro dos Barris. Apesar de jovem, o Mestre Cabeludo é considerado na atualidade um dos maiores defensores da capoeira regional tradicional. Seus ensinamentos são baseados nos de seu Mestre Vermelho 27, seguindo os princípios e a metodologia difundidos e criados pelo grande Mestre Bimba, de quem Mestre Vermelho 27 foi discípulo.  

Cabeludo vem se desenvolvendo continuamente como mestre de capoeira. Aprimorando constantemente sua arte e também suas técnicas de ensino e habilidades gestoras, necessárias para guiar o grupo Porto da Barra.  O Mestre conta hoje com o apoio de seus discípulos, alunos graduados e professores, além dos 4 mestres que já formou, Mestre Reinaldo, Mestre Cia e Mestre Caramuru.
Hoje, no auge da sua vida e da sua carreira Cabeludo é um jovem mestre de capoeira bem sucedido na sua missão de disseminar a tradicional capoeira regional pelo mundo. Anualmente o mestre, juntamente com seus graduados, realiza diversas viagens internacionais com o intuito de levar a outros países seus ensinamentos, participando de eventos de capoeira, rodas abertas e através de cursos e oficinas educativas. Para o Mestre Cabeludo, a capoeira é sua paixão, sua vida e sua forma de sustento. Nela o Mestre Cabeludo encontrou amigos e um objetivo de vida: perpetuar a capoeira regional, cultura brasileira.

Mestre Cabeludo e o Grupo Porto da Barra vêm desenvolvendo um trabalho profissional promovendo a capoeira regional, difundindo os fundamentos e tradições desta arte-luta para diversos países do mundo.  


3 comentários:

  1. salve mestre cabeludo aqui quem fala com o senhor e lindoolhar espero que o senhor lembre de mim eu fui aluno do mestre jegue de cajazeiras venho atravez deste comentario pedir permiçao pra fazer uma visita la na matriz pra conversar com o senhor eu so pesso que o senhor deixe o endereço pq eu n acerto ir n obrigado qual quer coisa pode mim ligar 71985093381

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão esse blog não funciona mais não.
      Eu que por curiosidade vim olhar as fotos antigas

      Excluir